Diana Pereira

Violino/ Coordenadora do Grupo Disciplinar de Cordas Friccionadas e Dedilhadas


Diplomada pela ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo), com Licenciatura em Instrumento (2012) e Mestrado em Ensino da Música (2017), integrando a classe da Professora Marta Eufrázio.

A sua carreira tem-se pautado por uma vasta experiência orquestral: colaborou com diversas orquestras portuguesas, onde teve a possibilidade de, para além de inúmeros concertos realizados por diversos auditórios de renome nacional (Theatro Circo, Coliseu do Porto, Casa da Música do Porto, CCB, entre muitos outros), realizar tournées por Itália (2008), Venezuela (2010) e China (2019). Trabalhou com um vasto número de maestros nacionais e internacionais (como Pedro Neves, José Eduardo Gomes, Rui Massena, Martin André, Pio Salotto, Nicholas Kok, Yuri Nasushkin, Vytautas Lukocius, Wolfgang Kurz, Christopher Bochmann, German Cásseres, Florin Totan, Nino Lepore, Enrico Bronzi, Hans Casteleyn, Francesco Beli – onde acompanhou o solista Ilja Grubert, Julian Lombana, entre muitos outros).

Atualmente, colabora regularmente com a Sinfonietta de Braga, tendo já acompanhado os solistas Anton Martynov (violino), Olga Zhukova (cravo) e Samuel Bastos (oboé).

É membro também da Orquestra Filarmónica de Braga.

Paralelamente à sua carreira artística, desde 2012 que enveredou pela carreira docente. Lecionou em algumas escolas do Norte do País (Conservatório de Música de Vila Nova de Famalicão - ArtEduca, Conservatório de Música de Barcelos, Conservatório do Vale do Sousa), nas áreas de Instrumento, Classe de Conjunto (Coro, Música de Câmara, Orquestra e Ensemble de Cordas) e Formação Musical (Curso de Iniciação Musical). Enquanto docente da Orquestra de Cordas do Conservatório do Vale do Sousa, em Lousada, teve também a possibilidade de dirigir parte do concerto “PareSeres da Terra 2019” sob temas de Rui Veloso, na Sala Suggia da Casa da Música.

Na sua prática docente, procura aliar um ensino de qualidade e rigor, com uma forte componente de criação artística, colaborando na direção artística de diversos espetáculos multidisciplinares. Presentemente, integra o corpo docente da Academia de Música de Viatodos (onde assume funções de Coordenação Disciplinar) e da PALLCº - Performing Arts School & Conservatory.

Em 2018, participou na gravação de áudio da Curta Metragem “Entre Sombras”, vencedora dos prémios Sophia 2019 (Portugal) como “Melhor Curta Metragem de animação”, com composição de Pedro Marques e direção de Eça Guimarães e Mónica Santos.

É sócia e participa regularmente nas iniciativas da ESTA (delegação portuguesa da European String Teachers Association), tendo o seu trabalho já sido referenciado pelos Professores Kathy Blackwell e David Blackwell, na 1ª edição da revista CORDAS (Esta Portugal) e na revista ESTA UK (Reino Unido). Participou nos cursos de formação orientados pelos professores coordenadores científico-pedagógicos Kathy and David Blackwell (2017), Lenneke Willems (2019) e Jorge Alves (2019).

Em 2019, foi convidada a orientar a 1ª Masterclass e Workshop de Violino na Escola de Artes e Música do Amial, no Porto.

Também em 2019, participou no 1º Encontro Musical de Verão, em Santo Tirso, tendo acompanhado os solistas Yuri Zhislin (violino e viola d’arco) e Natalia Lomeiko (violino).

Em Dezembro de 2019 e Janeiro de 2020, participa numa tourné pela China, com a Orquestra Filarmónica de Braga, atuando em Sihui, Jiangmen, Fuan, Fuzhou, Nanchang, Zhaoqing e Nanhai.

Integra ainda o colectivo BJAZZ Choir, projeto sediado em Guimarães.