Catarina Campinho

Formação Musical / Coordenadora do Grupo Disciplinar de Formação Musical

Maria Catarina Campinho nasceu em Barcelos em 1995.

Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Esposende na classe de piano. Aí permaneceu até ao 4ºgrau trabalhando com professores como Henriqueta Fernandes, Francisco Albuquerque, Joana Resende, Lurdes Carneiro e Osvaldo Fernandes. No ano seguinte muda-se para a Academia de Música de Viana do Castelo na classe do professor Cristiano Felismina. Começa a frequentar os Cursos de Direção Coral e Técnica Vocal de Barcelos e Vila Franca de Xira com os maestros Artur Pinho e Edgar Saramago, bem como os professores Vítor Lima e Vianey da Cruz. Mesmo depois de abandonar a Academia, continua a frequentar o Coro Viana Vocale tendo a possibilidade de interpretar obras como: Missa em Rém de Dvorák, Gloria de Vivaldi e Poulenc, Requiem de Mozart, Fantasia Coral de Beethoven, Requiem e Magnificat de Rutter, Missa Tango, Chichester Psalms de Bernstein, entre outras. 

Em 2013 entra na Universidade do Minho no Curso de Música, na variante de Direção Coral, onde completou a licenciatura, tendo como docentes os maestros Vitor Lima, Artur Pinho, Jonhatan Ayerst e Pedro Neves.  
Ainda em 2013, fez parte do coro jovem da Gulbenkian e em 2015 participou no Festival La Via Dei Concerti em Itália como membro do coro Viana Vocale.

Frequenta o Mestrado em Ensino de Música na variante de Direção Coral e Formação Musical na classe dos professores Artur Pinho e Hermano Carneiro.
Realiza vários Cursos de Pedagogia Musical com Jos Wuytack e, em 2019, frequentou o Curso de Pedagogia Musical inserido no International Kodály Seminar em Kecskemét, Hungria.