Cláudio Barruma
Iniciou o estudo da música nas bandas filarmónicas, tendo prosseguido oficialmente no Conservatório do Vale do Sousa, na classe de Trompa, onde estudou com Filipe Fonseca e Ricardo Matosinhos. No ensino secundário ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, tendo estudado com Hélder Vales. Trabalhou ainda com os trompistas Abel Pereira, José Bernardo Silva, David Johnson, Paulo Guerreiro, Simon Breyer e David Thompson. Ganhou o 2º Prémio no I Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette”, na categoria sénior.
Licenciado em Composição pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo – ESMAE, onde estudou com Fredrick Gifford e Dimitris Andrikopoulos. Trabalhou ainda com os compositores Emmanuel Nunes, Jonathan Harvey e Kaija Saariaho. Estreou obras em diversas salas nacionais e internacionais, destacando-se as estreias orquestrais pela Landesjugendorchester Bremen com o maestro Stefan Geiger e o solista Nuno Martins, Orquestra Sinfonieta da ESMAE com o maestro Pedro Neves, o Quarteto Trompas Lusas, e os solistas Virgílio Oliveira e Sérgio Carolino.
Mestre em Ensino de Música pela Universidade Católica Portuguesa – UCP, na variante de Análise de Técnicas de Composição. Mestre em Ensino de Música pela Escola Superior de Educação – IPP, nas variantes de Formação Musical e Classe de Conjunto.
Nos últimos anos tem dedicado parte do percurso à música tradicional e do mundo, no qual resultaram o projecto a solo “Barruma”, com dois registos discográficos e o projecto ‘BICHO’, com um registo discográfico.
Foi locutor na Rádio Vizela, com o programa “Filarmonia” sobre música erudita ocidental.
Leciona Formação Musical na Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense e na Academia de Música de Viatodos.