JOSÉ ALEXANDRE TEDIM
José Alexandre Castro Tedim (Maia, 1999), conta com uma regular e variada atividade musical ao nível camerístico e orquestral. Atualmente integra a Orquestra Clássica da Maia (desde 2022), Orquestra Amasing (desde 2021), Orquestra Filarmónica de Braga (desde 2018) e o Trio VaPiano (fundado em 2013, com a pianista Ava Passos e a flautista Janete Silva). Tem atuado em notáveis salas de espetáculo em Portugal e no estrangeiro, além de colaborar em gravações discográficas.
É Mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho (2024), onde também se licenciou em 2019, na classe do Professor Pavel Gomziakov. Iniciou o seu percurso no Conservatório de Música do Porto, tendo concluído em 2016 o Curso Secundário de Música, na classe da Professora Oxana Chvets. A sua formação foi complementada com diversas masterclasses com os professores Paulo Gaio Lima, Levon Mouradian, Jed Barahal, Vicente Chuaqui, entre outros.
No âmbito da música contemporânea, é membro do Hodiernus Ensemble, tendo participado em 2019 na “BoCA - Biennial of Contemporary Arts” e em 2021 no “15.º Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda”. Ao longo do seu percurso integrou diversas orquestras sob a direção de vários maestros, como Jean-Marc Burfin, Claude Villaret, Hans Casteleyn, Ernst Schelle, José Rafael Vilaplana, Pedro Neves, Fernando Marinho, Pedro Sousa, José Eduardo Gomes, entre outros.