Natércia Ribeiro


Natércia Ribeiro nasceu em 1981, em Santo Tirso. Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na classe de violoncelo de Jaroslav Mikus, na Escola Profissional de Música do Vale do Ave - Artave. Licenciou-se em Pedagogia Musical - Violoncelo, na classe da professora Isabel Delerue, no Curso de Música da Escola das Artes na Universidade Católica Portuguesa em 2006, onde trabalhou com professores de renome nacional e internacional no âmbito da pedagogia e da didática, da música, da filosofia, da psicologia. Aprofundou a sua formação, a nível particular, com Vicente Chuaqui. Enquanto estudante participou em masterclasses com Paulo Gaio Lima, Elias Arizcuren, Rainer Ziperling (Música Antiga), Jed Barahal, entre outros. 

Trabalhou como violoncelista na Banda de Música de Pevidém, na Orquestra Sine Nomine; na Banda Sinfónica Portuguesa; na Orquestra de Pedroso; entre outras. Participou na gravação do CD da CAUM Homenagem a Fernando Lapa.

Desde cedo descobriu o interesse e a paixão pelo ensino e tem vindo a desenvolver uma versátil carreira na área da pedagogia, especialmente no trabalho com crianças dos 3 aos 15 anos, como professora de violoncelo, de classe de conjunto, iniciação musical e primeira infância. 

Participa com frequência em formações em diversas áreas: Curso Estrelita e JMC Yamanha; Max e Mia no Maravilhoso Mundo da Música; Frenesim - Workshop e Formação Laboratórios Criativos; Workshops/Masterclasses de violoncelo (Amit Peled, Maria de Macedo e David Cruz, Jarosklav Mikus, Carina Albuquerque, António José Oliveira, Vicente Chuaqui, entre outros); ESTA - Portugal (Formação com Cláudio Forcada; 48º Conferencia Internacional 2020); Interferência - Elaboração de Projectos Culturais.

Atualmente faz parte do corpo docente do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, do Conservatório de Música de Felgueiras e Academia de Música de Viatodos. 

É membro do Ensemble Fonseca Moreira.

É associada fundadora e coordenadora do Serviço Educativo - PANDEMONIUM da Associação Plataforma do Pandemónio – Colectivo de Criação Artística.