Rafaela Veiga

Canto


Rafaella Veiga, soprano/mezzo-soprano nasceu no ano de 1995, em Braga onde iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian concluindo o Curso Complementar de Formação Musical - 8º grau de Flauta Transversal com Américo Costa, 3º grau de Piano com Graça Miranda e 3º grau de Canto com Isabel Maya.

Estudou com Cláudia Nelson, Ana Calheiros e Isabel Maya no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e posteriormente ingressou na Universidade de Aveiro, instituição na qual concretizou a Licenciatura em Música – Performance na classe de Isabel Alcobia obtendo classificação máxima. Frequentou o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição e sob a mesma orientação, finalizando Canto com classificação máxima.

No domínio do Canto e da Música de Câmara trabalhou com os professores Inês Sofia Fernandes, Cristina Gonçalves, António Salgado, Liliana Bizineche, José de Oliveira Lopes, Fernando Balboa, Dora Rodrigues, Dmitri Batagov, Nuno Dias, João Lourenço, João Paulo Santos, Pierre Mak, Helen Lawson, Ulrike Sonntag, Elisabete Matos, Paulo Ferreira, António Chagas Rosa, Shao Ling e Olga Prats.

Obteve o 3º Prémio na 5ª e 6ª edições do Concurso Nacional dos Conservatórios Oficiais e foi semifinalista no 9º Concurso da Fundação Rotária Portuguesa.

Em Oratória, como solista cantou Requiem de G. Verdi, Stabat Mater de G. Rossini, Gloria de A. Vivaldi, Stabat Mater de G. Pergolesi, Missa da Coroação de W. A. Mozart, The Armed Man – A Mass for Peace de Karl Jenkins, Paixão segundo São Mateus de J. S. Bach, Missa Brevis em Sol M de W. A. Mozart, Oratória de Natal de C. Saint-Säens, Via Crucis de F. Liszt e Kanarienvögel Kantate de G. P. Telemann (cantata secular). Fez a sua estreia no CCB como solista na 9ª Sinfonia de L. van Beethoven e também foi solista na Fantasia Coral do mesmo compositor.

Estreou em território nacional o Magnificat para Mezzo-Soprano, Órgão e Coro do compositor português Vasco Negreiros, com o organista André Pires e o Coro do DeCA.

Para além destas obras cantou como coralista nos Responsórios de Natal de Duarte Lobo, no Te Deum de W.A. Mozart, no Requiem de G. Fauré, na Petite Messe Solenelle de G. Rossini, nas Vésperas Solenes de W. A. Mozart, na Missa de Stª Cecília de C. Gounod, no Messias de G.F Händel, no Te Deum de D. Scarlatti, no Requiem de F. Delius, na Mass of the Children de Rutter, na obra Aver-a-Ria de Eurico Carrapatoso, na 9ª Sinfonia e na Fantasia Coral de L. van Beethoven, na 2ª Sinfonia A Ressurreição de G. Mahler e no Requiem for Portuguese Forests de Martina Vídenová (estreia).

Nutre um grande interesse pela Canção de Câmara em todo o seu espectro; distinguindo o Romance desde Rimsky-Korsakov a Tchaikovsky e Rachmaninov.

Em 2013, foi seleccionada para cantar a solo no II Estágio de Orquestra organizado pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga sob a batuta da maestrina Joana Carneiro.

Foi dirigida pelos maestros António Baptista, Paulo Matos, José Manuel Pinheiro, António Vassalo Lourenço, Luís Carvalho, Paulo Vassalo Lourenço, Fernando Ribeiro, Hugo Diogo, Hélder Tavares, Ricardo Gabriel, Idílio Nunes, Bruno Martins, Vasco Negreiros, Joana Carneiro e Timothy Henty.

Colaborou com a VOCARE – Conservatório de Voz, Comunicação e Artes Performativas do Porto, a Associação Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, a Associação Musical Sinfonieta de Braga, a Associação Filarmónica de Arganil, o Ensemble de Música de Aveiro, a Academia de Música de Viatodos, o Coral Mille Voci, o Coro do DeCa, o Coro do CIRAC, o Coro do Orfeão da Feira, o Coro e Orquestra do CMCGB, a Orquestra Tutti Per l’Arte, a Orquestra Art’Ensemble, a Orquestra Viv’Arte, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra da Casa da Música.

Atualmente é membro do coro Auri Voces dirigido por Sílvio Vicente.

Esteve em cena no Teatro Rivoli no Porto com a peça de teatro Espanca - Eu não sou de ninguém e no Theatro Circo em Braga com os projectos musicais A Mascarada a partir da ópera L’Ivrogne Corrigé de C. W. Gluck no papel de Fúria II e Arquivo onde interpretou o célebre Lamento de Dido. Cantou Carmen, na ópera homónima de G. Bizet no Teatro Aveirense.