Rui Rasteiro
Rui Rasteiro, natural de Guimarães, iniciou os seus estudos musicais com 12 anos de idade, em violino, na Academia Valentim Moreira de Sá (atual Conservatório de Guimarães) na classe da professora Filipa Abreu, onde estudou até ingressar no Ensino Superior. Em 2016, iniciou a Licenciatura em Música, na Universidade do Minho, na classe dos professores Ilya Grubert e Eliot Lawson, concluindo-a em 2019.
Nesse mesmo ano, ingressou no Mestrado em Ensino de Música, concluído em 2023, na mesma universidade. Ao longo do seu percurso académico pôde trabalhar com vários violinistas de renome nacional e internacional tais como Eliot Lawson, Anton Martynov, Wilbert Aerts, Daniel Rubinstein, Jessica Tortorice, Jenny Spanoghe, Eliseu Silva, Emanuel Salvador, Roberto Valdés, Vítor Vieira, Luís Cunha, Matteo Valerio, entre outros. Fez parte da Orquestra Ensemble e da Orquestra Académica da Universidade do Minho.
Participou em projetos como um workshop de improvisação com Bobbie McFerrin e um intercâmbio de orquestra em Kaiserslautern. Em 2019, fez parte do projeto educativo do BoCA (Biennial of Contemporary Arts). Deste projeto nasceu um ensemble de música contemporânea, o Hodiernus Ensemble, do qual foi membro fundador.
No âmbito profissional, já pertenceu à Orquestra de Guimarães, colaborou com a Orquestra do Norte, a Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra Ópera no Património, a Orquestra Inês de Castro, a Orquestra Filarmónica de Braga, Orquestra Con Spirito, a Orquestra do Festival de Música de Mafra, a Orquestra Sinfónica do Algarve e a Orquestra do Atlântico. Já esteve sob a batuta de Peter Stark, Daniel Stabrawa, Christoph Kocz, Claude Villaret, Francesco Belli, José Maria Moreno, José Ferreira Lobo, Cesáro Costa, Nuno Côrte-Real, Vítor Matos, Lior Shambadal, Rui Pinheiro, Gerardo
Estrada, Hans Casteleyn, Nick Ost, Pedro Neves, Maximino Zumalave, Lorenzo Ghielmi, Ertug Korkmaz, Vitorino d’Almeida, David Bruchez-Lalli, Jeanne Lefèvre, David Ramael, Cristobal Soler, Zhang Guoyong, Artur Pinho Maria, Vasilis Tsiatsianis, entre outros. Teve a oportunidade de acompanhar solistas de renome nacional e internacional como Daniel Stabrawa, Máté Szücs, Francesca Dego, Pedro Emanuel
Pereira, Raúl Costa, Pavel Gomziakov, Lorenzo Ghielmi, Sachiko Furuhata, Mário Laginha, Carina Albuquerque, Ângelo Fernandes, Elizabete Matos, Lígia Moreno, João Elias Soares, Lorena Valero, entre outros.
Realizou, em 2019, uma digressão pela China com a Orquestra Filarmónica de Braga, e entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, uma digressão pela Alemanha com a Orquestra Johann Strauss Operette Wien. Atualmente, é membro da Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade, dirigida pelo maestro José Ferreira Lobo, e é professor de violino na Academia de Música de Viatodos.