Tânia Barbosa

Clarinete/ Classe de Conjunto/ Iniciação Musical/ Coordenadora do Grupo Disciplinar de Classes de Conjunto


Tânia Sofia Capela Barbosa iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos de idade com o seu irmão Paulo Barbosa e o seu primo Alberto Bastos.
Frequentou a Academia de Música de Barcelos no ensino básico na classe do professor Alberto Bastos, em 2008 terminou o 8o grau no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na classe do professor Paulo Matias com 18 valores.

Participou em MasterClasses de clarinete com professores como: Paulo Couto, Manuel Moura, Jorge Campos, Bruno Graça, Carlos Ferreira, Isabel Tavares e Vítor Matos, trabalhou ainda com os professores Filipe Silva, Carlos Alves, Alessandro Carbonare, François Benda, Harri Maky, Tibor Reman e Matthias Schorn

Trabalhou com os seguintes maestros: António Baptista, Florin Totin, Fernando Ribeiro, Vítor Matos, Luís Macedo, Alberto Bastos, Rui Paulo Teixeira, Hugo Ribeiro, Samuel Bastos e Paulo Barbosa.

Entre o ano letivo 2006/2007  e  2014/2015 lecionou a classe de clarinete da escola da Banda Musical de Oliveira.

Em Maio de 2012 teve o prazer de assistir a aulas dos professores Harri Mäki e François Benda.

Desde o ano letivo 2011/2012 é docente da classe clarinete na Academia de Música S. Pio X, atualmente Conservatório de Música de Vila do Conde, onde atualmente é coordenadora do grupo de sopros.

Desde Outubro de 2012 que lecciona os alunos de clarinete da Academia de Música de Viatodos- Barcelos.

Concluiu em 2013 a Licenciatura em música- clarinete na Universidade do Minho – Braga orientado pelos professores Vítor Matos e Alessandro Carbonare, com uma média de 14 valores. E em 2016 terminou o mestrado em Ensino de Música – variante de clarinete na Universidade do Minho - Braga